September 14, 2020

August 17, 2020

August 3, 2020

July 28, 2020

July 20, 2020

April 9, 2020

January 27, 2020

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Lenços contam histórias

August 27, 2020

 

 

 

 

É difícil dizer quando o lenço apareceu como um verdadeiro acessório de moda. 

O primeiro exemplo amplamente registrado de um lenço data de 350 antes de Cristo, quando a rainha egípcia Nefertiti usava um tipo de tecido fino como ornamento do vestuário. 

 

Em 230 AC os guerreiros do imperador chinês Cheng usavam lenços para denotar posição. 

 

Em outros tempos, os homens romanos no ano 10 DC amarravam versões de linho chamadas sudarium (latim para "pano de suor") ao redor do pescoço ou ao redor da cintura para limpar ou absorver o suor. 

Bem mais tarde, por volta do século 17, o uso de lenços de seda passa a ser uma indicação de classe e status: os soldados croatas de alta patente usavam lenços de seda enquanto outros recebiam lenços de algodão.

 

Os homens também usam lenços. Historicamente, talvez quem possa ser considerado o exemplo mais antigo de elegância é Beethoven, que foi o primeiro a tornar o lenço uma declaração de moda em 1810, reformulando seu visual e complementando seus ternos elegantes, camisas com lenços de seda. 

 

Várias décadas depois, em 1837, a rainha Vitória ascendeu ao trono e foi durante seu reinado que os lenços de seda se tornaram um acessório para a nobreza, um símbolo de luxo. No império da rainha Vitória o sol nunca se punha e ela reinou por muitos anos, por isso que ela influenciou tanto o mundo da moda, como os costumes em geral (por exemplo o hábito de enviar cartões de Natal, entre outros).  

 

Assim, ao longo da História foram muitas evoluções e o que sabemos é que a mulher se amparou com rapidez da ideia de usar lenços de diferentes formas, cores, materiais e estampas que mudaram com o tempo e as tendências da moda.

 

Do final do século 19 até hoje, os lenços se tornaram um acessório sofisticado.

 

O maior exemplo é o famoso lenço de seda Hermès. Na França, é comum as famílias oferecerem um lenço Hermès quando as meninas fazem 15 anos. Também para quem completa 50 ou 60 anos, neste caso cabe um maior, de lã e seda, igualmente lindo. 

 

O lenço de seda Hermès é atemporal existindo há mais de 70 anos e é conhecido por sua seda delicada e finamente estampada. 

 

A estrela Grace Kelly, estrela e atriz americana nascida na Filadélfia, em 1929, e que se tornou princesa de Mônaco, morta num acidente de carro em 1982, deu ao lenço toda a atenção que ele merece. Ela expressou sua paixão por lenços em todas as suas aparições e contribuiu para valorizar a beleza dos lenços ao usá-los de forma requintada e elegante ao longo de sua vida. 

Grace Kelly​

 

Mulher modelo para muitas outras mulheres, ela contribuiu para o desenvolvimento da produção do lenço participando da imagem de sua marca, um luxo que faz sonhar.

 

A história do lenço é fascinante e registra um passado rico em emoção e tradição. Hoje em dia os lenços são acessórios de moda essenciais na nossa vida e usamos todos os dias porque são bonitos e compõem qualquer indumentária a qualquer hora. 

 

Sim, os lenços nunca saíram de moda e nos últimos anos vimos nas passarelas dos maiores estilistas cada vez mais lenços com desenhos étnicos ou não, sempre criativos, de toda natureza com cores vibrantes ou sóbrias. O fato é que os lenços se tornaram incontornáveis acessórios de moda.

 

Mas lenços estampados com motivos de flores, folhas, grãos maduros, assim como toda a planta do café não existia.

 

E foi essa nossa ideia quando idealizamos a @jcmscarves a fim de levar essa moda para as mulheres que amam café. Um símbolo de elegância e charme que dá uma identidade às mulheres. Quase uma linguagem e um propósito comuns que está sendo muito bem aceito por todas mulheres, não só aquelas ligadas ao café.

 

Seja alguém usando um lenço amarrado no pescoço se declarando estar na moda ou como um cinto, amarrado no pulso ou como acessório de bolsa, o lenço definitivamente é uma peça importante no guarda-roupa de cada mulher.

 

Agora na pandemia quando as reuniões de trabalho e as lives são feitas o tempo todo com a gente em casa, qualquer roupa fica bem, só colocar o lenço e temos um look especial. 

 

Enfim, o tempo, o clima e os nossos desejos de moda deram aos lenços o lugar que merecem no nosso guarda-roupa. E são sempre uma ótima ideia para presentes.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags