top of page

Estamos falando a mesma língua...

A língua da equidade de gênero em toda cadeia de valor do café!

Quando Thaís Cristina e o grupo de Mulheres do Café do Norte Pioneiro do Paraná participam de uma chamada pública na Assembleia Legislativa do estado, em Curitiba, suas vozes ecoam em Londres.

Às margens do rio Tâmisa, uma torrefação inovadora, situada junto à centenária galeria de arte Tate Britânica, não se dedica à torra de cafés apenas. Ali, Thomas Haigh, Q grader e roaster desenvolve o projeto "Equidade de Gênero da Tate” promovendo cafés de alta qualidade produzidos também por mulheres.

Temos até 2030 para alcançarmos a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, o quinto dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. E como diz Thomas, 2030 está atrás da porta, faltam só doze anos.

Thais Cristina e mulheres do café do Norte Pioneiro do Paraná na

Assembleia Legislativa em Curitiba: sugestões inteligentes

Thaís e as mulheres do Norte Pioneiro do PR também entendem que é preciso agir rápido. Ao participarem da audiência pública sobre o café na Assembléia em Curitiba, as paranaenses estavam transmitindo uma mensagem muito clara aos legisladores: "É preciso adotar e fortalecer políticas sólidas e legislação aplicável para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas em todos os níveis”. Assistir no Youtube

As cafeicultoras transmitiram a mensagem através de música, mas também num bem elaborado documento contendo as necessidades percebidas pelas mulheres para a continuidade e avanços da cultura do café na região.

As paranaenses deram assim, um passo largo rumo ao alcance da igualdade de gênero e empoderamento de todas as mulheres e meninas!

Em Londres, na outra ponta da cadeia, Thomas Haigh, da torrefação Tate Coffee também trabalha para que o objetivo número 5 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável seja alcançado.

Tate Coffee Roastery promove eqūidade de gênero. O local é um antigo abrigo Nissen da II Guerra Mundial.

A torrefação funciona junto à Tate Britânica, uma galeria de arte fundada há mais de 100 anos e que abriga obras de arte antigas, desde 1500, ano do descobrimento do Brasil.

Pintura da Galeria Tate - Berwickshire Field-workers 1884 - Edward Arthur Walton

O projeto Equidade de Gênero em Café (Gender Equality Coffee Project) que Thomas coordena busca identificar cafés produzidos tanto por homens e mulheres, igualmente.

E para promover o debate sobre o tema com diversos países, a Organização Internacional do Café realiza um seminário, dia 17 de setembro, por ocasião da 122a reunião do Conselho da Organização Internacional do Café, em Londres.

Além disso, este ano, para celebrar o Dia Internacional do Café a OIC escolheu as mulheres do setor de café como tema.

"Queremos destacar a necessidade de eqüidade e igualdade no setor, do grão à xícara, e isso só pode ser alcançado empoderando as mulheres em benefício de todo o setor cafeeiro" OIC

O desafio é grande e é preciso que o trabalho seja coletivo, um processo envolvendo todo o setor e sem deixar ninguém para trás.

Prêmio para a melhor fotografia

Como no ano passado, a OIC instituiu um concurso de fotografia também com o tema "Mulheres no Café”. As fotos podem ser enviadas até o dia 31 de agosto e devem destacar a importância das mulheres em qualquer parte da cadeia de valor do café. A foto vencedora será revelada no dia 1o de outubro e contará com um prêmio em dinheiro. Aqui informações sobre o concurso. https://internationalcoffeeday.org/pt/

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page