September 14, 2020

August 17, 2020

August 3, 2020

July 28, 2020

July 20, 2020

April 9, 2020

January 27, 2020

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Sozinhas invisíveis, juntas invencíveis


 

Nove, noventa ou novecentos hectares. Seja qual for o tamanho da propriedade os desafios são os mesmos para as mulheres envolvidas no sistema agroindustrial de café. 

 

Todas precisam ser ouvidas. Afinal, conhecem muito e cada vez aprendem mais sobre o negócio. As mulheres têm muito a compartilhar e  contribuir com suas ideias inovadoras e experiência.  

 

Além disso, estudos dão conta de que as decisões tomadas em conjunto são mais acertadas. Seja na família, em associações, cooperativas…

 

A fim de enfrentar os desafios do setor será necessária a união de todos os recursos disponíveis e a mulher é o recurso menos aproveitado, como já foi dito. Afinal, não se ganha o jogo com a metade do time no banco de reserva.

 

Com sua capacidade inovadora, resiliência e poder de articulação, quando as mulheres estão organizadas em grupo, elas expandem a sua produção, aumentam as vendas de seus produtos e têm um papel estratégico para o crescimento da renda familiar. O que impacta a comunidade inteira.

 

No mês de março assistimos a uma série de eventos com as mulheres das diversas regiões produtoras de café. As mulheres estão ganhando visibilidade em todos os setores e no café não é diferente.

 

No entanto, é importante que essa visibilidade seja contínua. Afinal, é a coisa certa e inteligente a se fazer. E assim como demais países do globo, o Brasil é signatário dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e temos até 2030 para alcançarmos17 metas. 

O objetivo número 5 é:

 

Alcançar a equidade de gênero e fortalecer mulheres e meninas" garantindo a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública.*

*Trecho de: “Mulheres dos cafés no Brasil”. iBooks. 
https://goo.gl/ivUYwj

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Procurar por tags